Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é
comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade autor de uma vasta obra, que incluicontos e romances escritos em russo e inglês, dentre os quais se destaca Fogo Pálido (1962).
Nabokov-leitor-de-Joyce
Related Posts
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
QUESTÃO IV Você sustenta que o descobrimento do inconsciente conduz a uma segunda revolução copernicana. Em que o inconsciente é…
Não há nada mais dissimétrico que um toro. Isso salta aos olhos. Comuniquei a Soury essa idéia e ele logo…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
QUESTÃO V Quais são as conseqüências disso no plano: a) da ciência; b) da filosofia; c) mais particularmente do marxismo,…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.2 Lacan não…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
Trabalho no impossível de dizer. Dizer é diferente de falar. O analisando fala. Ele faz poesia, quando lhe ocorre, o…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou…
QUESTÃO II A lingüística, a psicanálise e a etnologia têm em comum a noção de estrutura. A partir desta noção,…
Esta palavra se legitima do Ernout et Meillet: lino, litura, liturarius. Ela me veio, no entanto, deste jogo de palavra…