REDE DIAGONAL BRASIL (EPFCL-RDB) – SALVADOR

Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – REDE DIAGONAL BRASIL (EPFCL-RDB) – SALVADOR.

O Fórum do Campo Lacaniano – Rede Diagonal Brasil (FCL-RDB) foi criado em 2015 com 43 membros (19 ME´s e 24 Membros IF). É resultante do desejo dos seus membros – alguns deles estiveram presentes em Barcelona (1998) quando da cisão com a AMP (Associação Mundial de Psicanálise) e, também em função do desejo de perseverar na aposta da contraexperiência, no laço de trabalho transferencial com a Escola e com a comunidade psicanalítica da Internacional do Fóruns da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (IF-EPFCL) que se construiu e sustenta no Brasil. Em 2021 passou a se denominar de Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Rede Diagonal Brasil (EPFCL-RDB), quando atingiu o número mínimo de 30 membros de Escola. Hoje, possui 75 membros da IF/EPFCL, dos quais 38 Membros de Escola e seis AMEs, em onze cidades brasileiras: Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Natal (RN), Mossoró (RN), São Paulo (SP) e Aracaju (SE).

Para o funcionamento de suas instâncias, comissões e equipes, a EPFCL-RDB adota a organização institucional em rede e o funcionamento de uma gestão colegiada com tomada de decisões de forma amplamente participativa e compartilhada. Orientando-se pela Carta de Princípios e Anexos da IF-EPFCL, além de seguir os “Princípios diretivos para uma Escola orientada pelos ensinamentos de Sigmund Freud e de Jacques Lacan”, atualizados pelas decisões de suas assembleias internacionais.

Em Salvador, as atividades da EPFCL-RDB são desenvolvidas em parceria com o Campo Psicanalítico de Salvador, atualmente 4 membros do Campo Psicanalítico estão vinculados à EPFCL-RDB, contando com uma rica discussão sobre a clínica psicanalítica e a formação do psicanalista.

Membros da EPFCL-RDB-Salvador:

José Antonio Pereira da Silva – AME – EPFCL, Delegado da IF-EPFCL-RDB e Coordenador local

Soraya Carvalho – ME – EPFCL

Edina Amorim – ME da IF-EPFCL ;

Margareth Pisani – ME da IF-EPFCL e coordenadora de Cartel

 

 Seminário da IF- EPFCL – REDE DIAGONAL BRASIL – SALVADOR

Coordenação: José Antonio Pereira da Silva

Comissão: Edina Amorim; José Antonio Pereira da Silva; Margareth Pisani; Soraya Carvalho

 

ATIVIDADES DE CARTÉIS

 COORDENAÇÃO: Margaret Pisani

O cartel é um dispositivo de trabalho na formação do analista criado por Lacan em 1964. Trabalho em extensão, no formato de pequenos grupos, de 3 a 5 pessoas, onde 4 é um bom número. Forma-se um cartel a partir de um tema, uma questão que se deseja estudar, saber. A partir de algum tempo de trabalho, as questões que surgem dessa experiência são transmitidas a comunidade num percurso pessoal de saber para cada um do grupo. E, é aí que o trabalho se distingue, nessa produção singular de saber. O Campo Psicanalítico e a EPFCL Rede Diagonal Salvador consideram esta uma importante prática de saber na formação do analista. Convidamos vocês a se aproximarem e formarem seu cartel!