Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou de zonas erógenas e Lacan por sua vez chamou-os de ilhotas de gozo. No léxico freudiano o furo é a fonte [Quelle]de um impulso pulsional.
o-ser-humano-comentário
Posts relacionados
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
Há alguma coisa nas cadeias que é análoga ao 0 e ao 1 da aritmética. Quando os números se tornam…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
Eu me regozijo porque em função das férias vocês são menos numerosos, mas devo dizer que hoje não sou eu…
A inversão de um nó de toro deve ser distinguida da imagem invertida em um espelho. Se alguém se coloca…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
Como disse acima a primeira pergunta quis indagar a relação entre o trabalho de Freud e o de Saussure, a…
Segundo Rortyi, que é filósofo da linguagem, o mundo não fala, somente nós, os homens, o fazemos. Estamos habituados a…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
QUESTÃO V Quais são as conseqüências disso no plano: a) da ciência; b) da filosofia; c) mais particularmente do marxismo,…
O grande Outro é a linguagem. O grande Outro é o inconsciente. É uma Outra cena. Não que o inconsciente…
Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas…