Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na minha opinião, na estranheza do assunto, na pouca familiaridade que temos com o assunto. Tendia a achar que a topologiaera mais um discurso metafórico, mais um léxico,porém, para Lacan, a topologia é a estrutura.
interior-e-exterior-comentário
Related Posts
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…
Conferência de Jairo Gerbase “Corpo: substância gozante” – FCLRDB
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
Como pensar o real [R], o impossível, ou o que não pára de não se escrever? Que diferença há em…
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.1 É que…
Karl Popper1 é um filósofo da ciência. Na pesquisa ‘Psicanálise e Medicina’ estamos estudando seu trabalho em colaboração com John…
O sintoma analítico é uma defesa O recalque é um mecanismo que o eu, em geral, por ordem do supereu,…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
QUESTÃO II A lingüística, a psicanálise e a etnologia têm em comum a noção de estrutura. A partir desta noção,…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
A crítica malhou sem piedade a versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll. Embora não inteiramente sem…
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7