Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da psicanálise, na qualidade de responsável das conferências da École Pratique des Hautes Études (VIa. seção).
A ciência e a verdade
Related Posts
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou…
Esta palavra se legitima do Ernout et Meillet: lino, litura, liturarius. Ela me veio, no entanto, deste jogo de palavra…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
Freud afirmou que o núcleo do sintoma neurótico é o complexo de Édipo. Em torno desse paradigma têm girado a…
Isso é para indicar o que é um toro. Foi por isso que escrevi “furo”. Em princípio é um toro…
É preciso estar familiarizado com os léxicos. Na ocasião, é preciso passar da cadeia significante, com a qual estamos familiarizados,…
Agradeço muito a Mont-Cenis1 por ter-me enviado esse texto que prova pelo menos que há alguém que pôde restabelecer de…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
A perversão é outro modo de não querer saber da falta no Outro. Esta modalidade de rejeição é o desmentido….
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
Pode-se ler esse enunciado que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo [ualidade] da seguinte maneira: não há relação sexual….
