Agradeço muito a Mont-Cenis1 por ter-me enviado esse texto que prova pelo menos que há alguém que pôde restabelecer de modo apropriado os círculos de barbante que dei da ultima vez.
Repito que se trata de algo assim:
modos-de-inversão-dos-nós-de-toros
Related Posts
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
O fato do afeto concernir ao corpo (da adrenalina, hormônio da angústia, ser descarregada no corpo, da lágrima, soro da…
Vou retornar a um ponto essencial da aula anterior, da exposição de Alain Didier-Weil. Vou partir do mesmo ponto de…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
QUESTÃO V Quais são as conseqüências disso no plano: a) da ciência; b) da filosofia; c) mais particularmente do marxismo,…
A estrutura é o efeito da linguagem. Este é uma hipótese comum à psicanálise, à etnologia e à lingüística. Estas…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
A crítica malhou sem piedade a versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll. Embora não inteiramente sem…
QUESTÃO I Nos Escritos você afirma que Freud antecipa, sem se dar conta, as pesquisas de Saussure e as do…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
François Wahl emitiu a meu respeito a imputação de que eu conseguia fazer meu auditório pesquisar. É bem aí que…
Segundo Rortyi, que é filósofo da linguagem, o mundo não fala, somente nós, os homens, o fazemos. Estamos habituados a…
