Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou de zonas erógenas e Lacan por sua vez chamou-os de ilhotas de gozo. No léxico freudiano o furo é a fonte [Quelle]de um impulso pulsional.
o-ser-humano-comentário
Related Posts
Isso é para indicar o que é um toro. Foi por isso que escrevi “furo”. Em princípio é um toro…
Entrevista Jairo Gerbase para Stylus 7 1. Tratando-se de uma entrevista de Lacan para uma emissora de rádio, que para…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
Conferência de Jairo Gerbase “Corpo: substância gozante” – FCLRDB
Freud afirmou que o núcleo do sintoma neurótico é o complexo de Édipo. Em torno desse paradigma têm girado a…
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
A perversão é outro modo de não querer saber da falta no Outro. Esta modalidade de rejeição é o desmentido….
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
A angústia é um afeto. O afeto deve ser entendido como o que se articula entre o significante e o…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
Vimos recentemente Krutzen dar duas definições do real, seja o nó borromeano propriamente dito ou uma de suas rodinhas de…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
O fato do afeto concernir ao corpo (da adrenalina, hormônio da angústia, ser descarregada no corpo, da lágrima, soro da…
Karl Popper1 é um filósofo da ciência. Na pesquisa ‘Psicanálise e Medicina’ estamos estudando seu trabalho em colaboração com John…
