Há alguma coisa nas cadeias que é análoga ao 0 e ao 1 da aritmética. Quando os números se tornam um sistema de números, os casos limites, os casos extremos, os casos degenerados como o 0 e o 1 ganham interesse. Logo, o que faz existir o 0 e o 1 são as preocupações de sistematização.
intervenção-de-Soury
Related Posts
Segundo Rortyi, que é filósofo da linguagem, o mundo não fala, somente nós, os homens, o fazemos. Estamos habituados a…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…
É possível fazer com essa isca um nó borromeano de três. Observem que os dois círculos que parecem ser algo…
QUESTÃO V Quais são as conseqüências disso no plano: a) da ciência; b) da filosofia; c) mais particularmente do marxismo,…
Agradeço muito a Mont-Cenis1 por ter-me enviado esse texto que prova pelo menos que há alguém que pôde restabelecer de…
Enunciei, colocando no presente, que não há relação sexual. Este é o fundamento da psicanálise. Pelo menos me permito dizê-lo….
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
É preciso estar familiarizado com os léxicos. Na ocasião, é preciso passar da cadeia significante, com a qual estamos familiarizados,…
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
A inversão de um nó de toro deve ser distinguida da imagem invertida em um espelho. Se alguém se coloca…
C -. O que é uma criança? Sob que ângulo este conceito interessa à psicanálise? J.G. – Há um livro,…
Eram os anos de chumbo (anni di piombo, années de plomb, years of lead, “Die Bleierne Zeit”, años de plombo)….
Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…