Há alguma coisa nas cadeias que é análoga ao 0 e ao 1 da aritmética. Quando os números se tornam um sistema de números, os casos limites, os casos extremos, os casos degenerados como o 0 e o 1 ganham interesse. Logo, o que faz existir o 0 e o 1 são as preocupações de sistematização.
intervenção-de-Soury
Related Posts
C -. O que é uma criança? Sob que ângulo este conceito interessa à psicanálise? J.G. – Há um livro,…
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.1 É que…
Esta palavra se legitima do Ernout et Meillet: lino, litura, liturarius. Ela me veio, no entanto, deste jogo de palavra…
Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na…
A angústia é um afeto. O afeto deve ser entendido como o que se articula entre o significante e o…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…
A gramática é a arte de falar. Falar é explicar os pensamentos por meio de signos. Os signos mais cômodos…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
QUESTÃO V Quais são as conseqüências disso no plano: a) da ciência; b) da filosofia; c) mais particularmente do marxismo,…
No campo que nos concerne, o do sintoma dito mental, há pelo menos três orientações bem definidas: a da psicologia,…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Karl Popper1 é um filósofo da ciência. Na pesquisa ‘Psicanálise e Medicina’ estamos estudando seu trabalho em colaboração com John…
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
Vou retornar a um ponto essencial da aula anterior, da exposição de Alain Didier-Weil. Vou partir do mesmo ponto de…
