Sra. Ahrweiler, Presidente da Universidade de Paris I, pediu que anunciasse que a entrada para meu seminário de 11 e 18 de abril, se fará pela porta não da rua St Jacques mas da praça do Pantheon, porque estamos em período de férias. Ficamos reduzidos a dois seminários no mês de maio porque na terceira terça-feira haverá exames nesta sala.
interior-e-exterior
Related Posts
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
Enunciei, colocando no presente, que não há relação sexual. Este é o fundamento da psicanálise. Pelo menos me permito dizê-lo….
Esta palavra se legitima do Ernout et Meillet: lino, litura, liturarius. Ela me veio, no entanto, deste jogo de palavra…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…
O analisando fala, não é? Mas isto não garante o dizer. Porque a fala é obscurantista. Como o desenho. Ou…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Eu me regozijo porque em função das férias vocês são menos numerosos, mas devo dizer que hoje não sou eu…
QUESTÃO VI Em que saber e verdade são incompatíveis? Radiofonia-questão-6
No campo que nos concerne, o do sintoma dito mental, há pelo menos três orientações bem definidas: a da psicologia,…
Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na…
Isso é para indicar o que é um toro. Foi por isso que escrevi “furo”. Em princípio é um toro…
O caso de Dora é umas das cinco psicanálises. Originalmente se chamava “Sonhos e histeria”, porque através dele Freud queria…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher