Sra. Ahrweiler, Presidente da Universidade de Paris I, pediu que anunciasse que a entrada para meu seminário de 11 e 18 de abril, se fará pela porta não da rua St Jacques mas da praça do Pantheon, porque estamos em período de férias. Ficamos reduzidos a dois seminários no mês de maio porque na terceira terça-feira haverá exames nesta sala.
interior-e-exterior
Related Posts
O fato do afeto concernir ao corpo (da adrenalina, hormônio da angústia, ser descarregada no corpo, da lágrima, soro da…
François Wahl emitiu a meu respeito a imputação de que eu conseguia fazer meu auditório pesquisar. É bem aí que…
Pode-se ler esse enunciado que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo [ualidade] da seguinte maneira: não há relação sexual….
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
A estrutura é o efeito da linguagem. Este é uma hipótese comum à psicanálise, à etnologia e à lingüística. Estas…
Conferência de Jairo Gerbase “Corpo: substância gozante” – FCLRDB
A inversão de um nó de toro deve ser distinguida da imagem invertida em um espelho. Se alguém se coloca…
Freud afirmou que o núcleo do sintoma neurótico é o complexo de Édipo. Em torno desse paradigma têm girado a…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
Trabalho no impossível de dizer. Dizer é diferente de falar. O analisando fala. Ele faz poesia, quando lhe ocorre, o…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
