Vou retornar a um ponto essencial da aula anterior, da exposição de Alain Didier-Weil. Vou partir do mesmo ponto de onde ele partiu, da pulsão invocante, porque considero que a pulsão da voz é a única que verdadeiramente faz juz ao termo pulsão, embora em outro lugar1, Lacan tenha dito que a pulsão escópica merece também esse estatuto, dado que o objeto olhar faz uma concorrência eminente ao objeto voz.
como-lidar-com-seu-sintoma-3
Related Posts
Não há nada mais dissimétrico que um toro. Isso salta aos olhos. Comuniquei a Soury essa idéia e ele logo…
QUESTÃO VI Em que saber e verdade são incompatíveis? Radiofonia-questão-6
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
Eram os anos de chumbo (anni di piombo, années de plomb, years of lead, “Die Bleierne Zeit”, años de plombo)….
O grande Outro é a linguagem. O grande Outro é o inconsciente. É uma Outra cena. Não que o inconsciente…
Sra. Ahrweiler, Presidente da Universidade de Paris I, pediu que anunciasse que a entrada para meu seminário de 11 e…
É preciso estar familiarizado com os léxicos. Na ocasião, é preciso passar da cadeia significante, com a qual estamos familiarizados,…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
Freud afirmou que o núcleo do sintoma neurótico é o complexo de Édipo. Em torno desse paradigma têm girado a…
QUESTÃO IV Você sustenta que o descobrimento do inconsciente conduz a uma segunda revolução copernicana. Em que o inconsciente é…
Esta palavra se legitima do Ernout et Meillet: lino, litura, liturarius. Ela me veio, no entanto, deste jogo de palavra…
Como pensar o real [R], o impossível, ou o que não pára de não se escrever? Que diferença há em…
Vimos recentemente Krutzen dar duas definições do real, seja o nó borromeano propriamente dito ou uma de suas rodinhas de…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…