Vou retornar a um ponto essencial da aula anterior, da exposição de Alain Didier-Weil. Vou partir do mesmo ponto de onde ele partiu, da pulsão invocante, porque considero que a pulsão da voz é a única que verdadeiramente faz juz ao termo pulsão, embora em outro lugar1, Lacan tenha dito que a pulsão escópica merece também esse estatuto, dado que o objeto olhar faz uma concorrência eminente ao objeto voz.
como-lidar-com-seu-sintoma-3
Related Posts
Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na…
Enunciei, colocando no presente, que não há relação sexual. Este é o fundamento da psicanálise. Pelo menos me permito dizê-lo….
A inversão de um nó de toro deve ser distinguida da imagem invertida em um espelho. Se alguém se coloca…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.2 Lacan não…
C -. O que é uma criança? Sob que ângulo este conceito interessa à psicanálise? J.G. – Há um livro,…