Vou retornar a um ponto essencial da aula anterior, da exposição de Alain Didier-Weil. Vou partir do mesmo ponto de onde ele partiu, da pulsão invocante, porque considero que a pulsão da voz é a única que verdadeiramente faz juz ao termo pulsão, embora em outro lugar1, Lacan tenha dito que a pulsão escópica merece também esse estatuto, dado que o objeto olhar faz uma concorrência eminente ao objeto voz.
como-lidar-com-seu-sintoma-3
Related Posts
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.2 Lacan não…
O sintoma analítico é uma defesa O recalque é um mecanismo que o eu, em geral, por ordem do supereu,…
Como disse acima a primeira pergunta quis indagar a relação entre o trabalho de Freud e o de Saussure, a…
Costumamos dizer que Freud começou pela histeria e Lacan pela paranóia, porque aquele começou com “Anna O” e este com…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
Entrevista Jairo Gerbase para Stylus 7 1. Tratando-se de uma entrevista de Lacan para uma emissora de rádio, que para…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
C -. O que é uma criança? Sob que ângulo este conceito interessa à psicanálise? J.G. – Há um livro,…
Agradeço muito a Mont-Cenis1 por ter-me enviado esse texto que prova pelo menos que há alguém que pôde restabelecer de…
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
