Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na IV Jornada do Fórum Salvador, no VIII Encontro Nacional do Campo Lacaniano, na Seção Clínica do Campo Psicanalítico e na Clínica Social ANALISE, resultaram na coletânea AVATARES DO SUPEREU que doravante apresentamos ao leitor. Os artigos aqui reunidos têm em comum a abordagem das vicissitudes deste imperativo que comanda a ética do sujeito.
avatares-do-supereu
Related Posts
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
O fato do afeto concernir ao corpo (da adrenalina, hormônio da angústia, ser descarregada no corpo, da lágrima, soro da…
C -. O que é uma criança? Sob que ângulo este conceito interessa à psicanálise? J.G. – Há um livro,…
QUESTÃO II A lingüística, a psicanálise e a etnologia têm em comum a noção de estrutura. A partir desta noção,…
Sumário da obra escrita por Jairo Gerbase. Ano 2008 os-paradigmas-da-psicanalise
A angústia é um afeto. O afeto deve ser entendido como o que se articula entre o significante e o…
Como pensar o real [R], o impossível, ou o que não pára de não se escrever? Que diferença há em…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas…
Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou…