No campo que nos concerne, o do sintoma dito mental, há pelo menos três orientações bem definidas: a da psicologia, que supõe que a condição da formação do sintoma seja o ambiente (a família, a sociedade, o capitalismo), a da biologia, que supõe que a condição da formação do sintoma seja a genética (a hereditariedade, a neurotransmissão) e a da psicanálise, que supõe que a condição da formação do sintoma seja o real.
A hipótese de Lacan
Related Posts
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
QUESTÃO IV Você sustenta que o descobrimento do inconsciente conduz a uma segunda revolução copernicana. Em que o inconsciente é…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Poderíamos nomear [S( Α )] de primeiro não. Em primeiro lugar, no sentido de “era uma vez”, no sentido mítico,…
O grande Outro é a linguagem. O grande Outro é o inconsciente. É uma Outra cena. Não que o inconsciente…
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
A inversão de um nó de toro deve ser distinguida da imagem invertida em um espelho. Se alguém se coloca…
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
Há alguma coisa nas cadeias que é análoga ao 0 e ao 1 da aritmética. Quando os números se tornam…
C -. O que é uma criança? Sob que ângulo este conceito interessa à psicanálise? J.G. – Há um livro,…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
