Eu me regozijo porque em função das férias vocês são menos numerosos, mas devo dizer que hoje não sou eu quem vai falar. Ele está ali, estou contente com sua presença, venha cá, porque quero lhe pedir para me substituir. Venha! É uma oportunidade que temos, não estava certo que você viria, não havia lhe telefonado.
A dupla banda de Moebius
Related Posts
Segundo Rortyi, que é filósofo da linguagem, o mundo não fala, somente nós, os homens, o fazemos. Estamos habituados a…
Agradeço muito a Mont-Cenis1 por ter-me enviado esse texto que prova pelo menos que há alguém que pôde restabelecer de…
Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas…
O caso de Dora é umas das cinco psicanálises. Originalmente se chamava “Sonhos e histeria”, porque através dele Freud queria…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
O analisando fala, não é? Mas isto não garante o dizer. Porque a fala é obscurantista. Como o desenho. Ou…
QUESTÃO IV Você sustenta que o descobrimento do inconsciente conduz a uma segunda revolução copernicana. Em que o inconsciente é…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
É preciso estar familiarizado com os léxicos. Na ocasião, é preciso passar da cadeia significante, com a qual estamos familiarizados,…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
Eram os anos de chumbo (anni di piombo, années de plomb, years of lead, “Die Bleierne Zeit”, años de plombo)….
O sintoma analítico é uma defesa O recalque é um mecanismo que o eu, em geral, por ordem do supereu,…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
Pode-se ler esse enunciado que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo [ualidade] da seguinte maneira: não há relação sexual….
