Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na IV Jornada do Fórum Salvador, no VIII Encontro Nacional do Campo Lacaniano, na Seção Clínica do Campo Psicanalítico e na Clínica Social ANALISE, resultaram na coletânea AVATARES DO SUPEREU que doravante apresentamos ao leitor. Os artigos aqui reunidos têm em comum a abordagem das vicissitudes deste imperativo que comanda a ética do sujeito.
avatares-do-supereu
Related Posts
François Wahl emitiu a meu respeito a imputação de que eu conseguia fazer meu auditório pesquisar. É bem aí que…
Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
Esta palavra se legitima do Ernout et Meillet: lino, litura, liturarius. Ela me veio, no entanto, deste jogo de palavra…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Sumário da obra escrita por Jairo Gerbase. Ano 2008 os-paradigmas-da-psicanalise
Karl Popper1 é um filósofo da ciência. Na pesquisa ‘Psicanálise e Medicina’ estamos estudando seu trabalho em colaboração com John…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
QUESTÃO I Nos Escritos você afirma que Freud antecipa, sem se dar conta, as pesquisas de Saussure e as do…
QUESTÃO II A lingüística, a psicanálise e a etnologia têm em comum a noção de estrutura. A partir desta noção,…
A gramática é a arte de falar. Falar é explicar os pensamentos por meio de signos. Os signos mais cômodos…