Há alguma coisa nas cadeias que é análoga ao 0 e ao 1 da aritmética. Quando os números se tornam um sistema de números, os casos limites, os casos extremos, os casos degenerados como o 0 e o 1 ganham interesse. Logo, o que faz existir o 0 e o 1 são as preocupações de sistematização.
intervenção-de-Soury
Related Posts
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
François Wahl emitiu a meu respeito a imputação de que eu conseguia fazer meu auditório pesquisar. É bem aí que…
Não há nada mais dissimétrico que um toro. Isso salta aos olhos. Comuniquei a Soury essa idéia e ele logo…
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
Como pensar o real [R], o impossível, ou o que não pára de não se escrever? Que diferença há em…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
A inversão de um nó de toro deve ser distinguida da imagem invertida em um espelho. Se alguém se coloca…
O caso de Dora é umas das cinco psicanálises. Originalmente se chamava “Sonhos e histeria”, porque através dele Freud queria…
C -. O que é uma criança? Sob que ângulo este conceito interessa à psicanálise? J.G. – Há um livro,…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…