A paranoia é a psicose modelo. No sentido de Kraepelin se trata de delírios
sistematizados crônicos e no de Sérieux e Capgras (1909) de delírios de
interpretação – folies raisonnantes – e é assim definido: “raciocínio falso, com
origem em uma sensação real, em um fato exato, os quais, em virtude de associações ligadas às tendências, à afetividade, e com a ajuda de induções ou deduções errôneas, podem assumir uma significação pessoal para o enfermo, invencivelmente empurrado a relacionar tudo consigo mesmo”.
Psicoses-fenômenos-elementares-paranoia-esquizofrenia-melancolia-mania
Related Posts
Isso é para indicar o que é um toro. Foi por isso que escrevi “furo”. Em princípio é um toro…
O caso de Dora é umas das cinco psicanálises. Originalmente se chamava “Sonhos e histeria”, porque através dele Freud queria…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
Segundo Rortyi, que é filósofo da linguagem, o mundo não fala, somente nós, os homens, o fazemos. Estamos habituados a…
QUESTÃO IV Você sustenta que o descobrimento do inconsciente conduz a uma segunda revolução copernicana. Em que o inconsciente é…
A crítica malhou sem piedade a versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll. Embora não inteiramente sem…
Freud afirmou que o núcleo do sintoma neurótico é o complexo de Édipo. Em torno desse paradigma têm girado a…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
Conferência de Jairo Gerbase “Corpo: substância gozante” – FCLRDB
Costumamos dizer que Freud começou pela histeria e Lacan pela paranóia, porque aquele começou com “Anna O” e este com…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
