A perversão é outro modo de não querer saber da falta no Outro. Esta modalidade de rejeição é o desmentido. Desmentir é condenar ao esquecimento disfarçando o objeto do qual não se quer nada saber através de um fetiche. O termo de Freud é Verleugnung.
perversão
Related Posts
Vou retornar a um ponto essencial da aula anterior, da exposição de Alain Didier-Weil. Vou partir do mesmo ponto de…
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…
Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Sra. Ahrweiler, Presidente da Universidade de Paris I, pediu que anunciasse que a entrada para meu seminário de 11 e…
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
QUESTÃO V Quais são as conseqüências disso no plano: a) da ciência; b) da filosofia; c) mais particularmente do marxismo,…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
A crítica malhou sem piedade a versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll. Embora não inteiramente sem…
Karl Popper1 é um filósofo da ciência. Na pesquisa ‘Psicanálise e Medicina’ estamos estudando seu trabalho em colaboração com John…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
