Não há nada mais dissimétrico que um toro. Isso salta aos olhos. Comuniquei a Soury essa idéia e ele logo a ilustrou marcando, por intermédio de uma pequena construção, o fundamento disso que, não posso dizer, eu enunciava, porque, a bem da verdade, ele o fez.
o-ser-humano
Related Posts
Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na…
QUESTÃO VI Em que saber e verdade são incompatíveis? Radiofonia-questão-6
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
Esta palavra se legitima do Ernout et Meillet: lino, litura, liturarius. Ela me veio, no entanto, deste jogo de palavra…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
Vou retornar a um ponto essencial da aula anterior, da exposição de Alain Didier-Weil. Vou partir do mesmo ponto de…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
O caso de Dora é umas das cinco psicanálises. Originalmente se chamava “Sonhos e histeria”, porque através dele Freud queria…
A estrutura é o efeito da linguagem. Este é uma hipótese comum à psicanálise, à etnologia e à lingüística. Estas…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
A angústia é um afeto. O afeto deve ser entendido como o que se articula entre o significante e o…
François Wahl emitiu a meu respeito a imputação de que eu conseguia fazer meu auditório pesquisar. É bem aí que…
