Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem os membros desta Escola, fomos um pouco longe, e só retornei com dificuldade. Visto que o assunto não era outro senão o que chamo de “passe”, alguém esperava algumas luzes sobre o fim da análise.
ler-escrever-e-contar
Related Posts
QUESTÃO I Nos Escritos você afirma que Freud antecipa, sem se dar conta, as pesquisas de Saussure e as do…
Enunciei, colocando no presente, que não há relação sexual. Este é o fundamento da psicanálise. Pelo menos me permito dizê-lo….
Não há nada mais dissimétrico que um toro. Isso salta aos olhos. Comuniquei a Soury essa idéia e ele logo…
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na…
É preciso estar familiarizado com os léxicos. Na ocasião, é preciso passar da cadeia significante, com a qual estamos familiarizados,…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.2 Lacan não…
Trabalho no impossível de dizer. Dizer é diferente de falar. O analisando fala. Ele faz poesia, quando lhe ocorre, o…
Sra. Ahrweiler, Presidente da Universidade de Paris I, pediu que anunciasse que a entrada para meu seminário de 11 e…
QUESTÃO VI Em que saber e verdade são incompatíveis? Radiofonia-questão-6
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
Cada uma das cinco psicanálises de Freud se presta a ilustrar uma hipótese conceitual: Dora ilustra a fantasia de sedução;…