“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada
primeiramente em “Radiofonia”.2 Lacan não afirma que saber e verdade sejam incompatíveis, afirma que não são complementares; um e outro compadecem, isto é, sofrem da mesma limitação – a de fazer um todo.
como-lidar-com-seu-sintoma-4
Related Posts
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
A perversão é outro modo de não querer saber da falta no Outro. Esta modalidade de rejeição é o desmentido….
Sumário da obra escrita por Jairo Gerbase. Ano 2008 os-paradigmas-da-psicanalise
É preciso estar familiarizado com os léxicos. Na ocasião, é preciso passar da cadeia significante, com a qual estamos familiarizados,…
Cá estamos. Olha bem que é a cabeça do cônego. Temos à escolha um ou outro dos hemisférios cerebrais; mas…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
É imaginaria – I -, a saber: é a linguagem, relação entre dois indivíduos ou comunicação, relação entre a coisa…
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
Vídeo-Conferência com Jairo Gerbase “A hipótese de Lacan sobre A Mulher” A hipotese de Lacan sobre a mulher
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
QUESTÃO IV Você sustenta que o descobrimento do inconsciente conduz a uma segunda revolução copernicana. Em que o inconsciente é…
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.1 É que…
Enunciei, colocando no presente, que não há relação sexual. Este é o fundamento da psicanálise. Pelo menos me permito dizê-lo….
Poderíamos nomear [S( Α )] de primeiro não. Em primeiro lugar, no sentido de “era uma vez”, no sentido mítico,…
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
