Como pensar o real [R], o impossível, ou o que não pára de não se escrever? Que diferença há em dizê-lo com conceitos, escrevê-los com números ou mostrá-lo com imagens? A introdução da Topologia nos anos 601 sobretudo os desenvolvimentos recentes com os nós é uma tentativa de tocar o Real por meio do Imaginário – os artifícios topológicos.
clinica-de-nos-de-toros-comentario
Related Posts
A estrutura é o efeito da linguagem. Este é uma hipótese comum à psicanálise, à etnologia e à lingüística. Estas…
Karl Popper1 é um filósofo da ciência. Na pesquisa ‘Psicanálise e Medicina’ estamos estudando seu trabalho em colaboração com John…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…
Há mais de um furo no corpo humano e isso faz dele uma verdadeira peneira. Esses furos Freud os denominou…
Governar, educar, psicanalisar são três promessas impossíveis de sustentar. Quem levantou o assunto pela primeira vez foi Freud, citei isso…
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
QUESTÃO II A lingüística, a psicanálise e a etnologia têm em comum a noção de estrutura. A partir desta noção,…
De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos…
Poderíamos nomear [S( Α )] de primeiro não. Em primeiro lugar, no sentido de “era uma vez”, no sentido mítico,…
A gramática é a arte de falar. Falar é explicar os pensamentos por meio de signos. Os signos mais cômodos…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
O caso de Dora é umas das cinco psicanálises. Originalmente se chamava “Sonhos e histeria”, porque através dele Freud queria…
Não há nada mais dissimétrico que um toro. Isso salta aos olhos. Comuniquei a Soury essa idéia e ele logo…
