Como disse acima a primeira pergunta quis indagar a relação entre o trabalho de Freud e o de Saussure, a segunda, quis indagar a relação entre o trabalho de Saussure, Lévi-Strauss e Lacan e esta, por sua vez, quer indagar a relação entre o trabalho de Jakobson e Lacan.
A metáfora e a metonímia
Related Posts
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
Este trabalho procura investigar o surgimento da figura do serial killer como herói na mídia contemporânea. O termo serial killer…
Pode-se ler esse enunciado que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo [ualidade] da seguinte maneira: não há relação sexual….
A angústia é um afeto. O afeto deve ser entendido como o que se articula entre o significante e o…
Não entendia a diferença entre falar e dizer até ler Todorov1. Lendo o “Recordar, repetir e elaborar” [1914]2 de Freud,…
O sintoma analítico é uma defesa O recalque é um mecanismo que o eu, em geral, por ordem do supereu,…
A estrutura é o efeito da linguagem. Este é uma hipótese comum à psicanálise, à etnologia e à lingüística. Estas…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
Estenografia da aula de abertura do seminário que mantivemos no ano 1965-66 na École Normale Supérieure sobre O objeto da…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
O analisando fala, não é? Mas isto não garante o dizer. Porque a fala é obscurantista. Como o desenho. Ou…
Como pensar o real [R], o impossível, ou o que não pára de não se escrever? Que diferença há em…
