O fato do afeto concernir ao corpo (da adrenalina, hormônio da angústia, ser descarregada no corpo, da lágrima, soro da tristeza, ser fabricada pelo corpo) e perturbar suas funções, induz ao erro de pensar que se trata de uma alteração do humor, induz ao equívoco de separar afeto de um lado e pensamento de outro.
afeto
Related Posts
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.2 Lacan não…
A gramática é a arte de falar. Falar é explicar os pensamentos por meio de signos. Os signos mais cômodos…
“O saber e a verdade não têm nenhuma relação entre si” é uma tese apresentada primeiramente em “Radiofonia”.1 É que…
QUESTÃO IV Você sustenta que o descobrimento do inconsciente conduz a uma segunda revolução copernicana. Em que o inconsciente é…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
QUESTÃO III Uma das articulações possíveis entre psicanálise e lingüística não seria o privilegio concedido à metáfora e a metonímia…
Eram os anos de chumbo (anni di piombo, années de plomb, years of lead, “Die Bleierne Zeit”, años de plombo)….
QUESTÃO VII Governar, educar, psicanalisar são três apostas impossíveis de sustentar. Apesar dessa perpétua contestação de todo discurso e, sobretudo…
QUESTÃO I Nos Escritos você afirma que Freud antecipa, sem se dar conta, as pesquisas de Saussure e as do…
Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
Com certa frequência acompanhamos o arrebatamento que a psicanálise provoca em muitos psicanalistas; alguns fazem dela uma verdadeira causa. É…
Costumamos dizer que Freud começou pela histeria e Lacan pela paranóia, porque aquele começou com “Anna O” e este com…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
