Atualmente denominada de depressão, por lhe dar por suporte o humor, a tristeza é uma covardia de dizer algo do real. Seu avesso, no sentido moebiano, a alegria, pode ir até a elacão.1
Depressão não é sintoma, mas inibição
Em “Inibição, Sintoma e Angústia”2 Freud se propõe distinguir sintoma e inibição, tal
como o uso lingüístico o faz.
tristeza
Related Posts
Vimos recentemente Krutzen dar duas definições do real, seja o nó borromeano propriamente dito ou uma de suas rodinhas de…
Parece que Lacan inventou o termo quatrança (quatresse); pelo menos não está dicionarizado. Inventou porque o nó borromeano é feito…
A ciência não é um progresso. Lacan e Rorty2 coincidem na oposição à idéia positivista de progresso da ciência. Contrariamente…
É preciso estar familiarizado com os léxicos. Na ocasião, é preciso passar da cadeia significante, com a qual estamos familiarizados,…
Estou um pouco cansado porque sábado e domingo houve um congresso de minha Escola. Como Simatos preferia que só houvessem…
Pode-se ler este enunciado, que doravante passaremos a denominar de matema d’asexo(ualidade), da seguinte maneira: não há relação sexual. Lacan…
No campo que nos concerne, o do sintoma dito mental, há pelo menos três orientações bem definidas: a da psicologia,…
VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA Tema: “TRABALHO NO IMPOSSÍVEL DE DIZER” preludio-7
Enunciei, colocando no presente, que não há relação sexual. Este é o fundamento da psicanálise. Pelo menos me permito dizê-lo….
A crítica malhou sem piedade a versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll. Embora não inteiramente sem…
QUESTÃO VI Em que saber e verdade são incompatíveis? Radiofonia-questão-6
Os estudos e as pesquisas que foram apresentados, durante o ano de 2007, na VII Jornada do Campo Psicanalítico, na…
Ouvi dizer que o seminário está muito difícil. É verdadeiramente um seminário difícil e grande parte dessa dificuldade reside, na…
O analisando fala, não é? Mas isto não garante o dizer. Porque a fala é obscurantista. Como o desenho. Ou…
Famoso após a publicação de Lolita (1955), romance ao qual seu nome é comumente associado, Vladimir Nabokov é na verdade…