Biblioteca


A causa do desejo

  • do Rio Teixeira, Marcus

Nessa aula Lacan aborda uma série de temas de importância crucial não somente para esse Seminário, mas para a sua teoria. Ele resume alguns deles em plena aula: “Logo, primeiro ponto, falei-lhes do objeto como causa do desejo.

Amor, desejo e gozo na contemporaneidade

  • Teixeira, Marcus do Rio

Esse recorte diz respeito a um determinado aspecto, expresso no próprio título deste colóquio – a relação difícil, senão problemática, entre o amor e o desejo sexual.

Construção do conceito de objeto a no Seminário 10, A Angústia

  • do Rio Teixeira, Marcus

Trago um pequeno recorte dos muitos pontos abordados nesse seminário complexo e rico em questões clínicas. O conceito de objeto a é construído por Lacan como um work in progress ao longo do seminário. Falar em construção do conceito não significa, obviamente, dizer que Lacan o aborda aqui pela primeira vez.

Do sentido, do sexo e do real

  • do Rio Teixeira, Marcus

       Neste Seminário e naqueles that o sucedem acentua-se a Mudança, iniciada poucos pingos ano, nenhum Conteúdo (em Pontos da Teoria) e na forma (sem estilo de Apresentação). Já NÃO encontramos Mais, Como nsa Primeiros SEUS Seminários, Uma explanação minuciosa do tema, Uma abordagem Do Conceito com detalhamento das REFERÊNCIAS.

Epilogando: A sexualidade masculina tem patrão ou patroa?

  • Rodríguez, Sérgio

O autor parte dos desencontros triviais entre homens e mulheres para ilustrar como a diferença sexual se constitui a partir de uma diferfença significante, que se deve à estrutura da própria linguagem. Esta diferença, porém, é percebida imaginariamente como carência de determinadas propriedades, levando os sujeitos a atribuir responsabilidade pela falta ao outro. O papel original de falo da mãe coloca muitos homens adultos numa posição infantil frente às mulheres.

Notas sobre as perversões em sua relação

  • Czermak, Marcel

A psicanálise "em intensão” não se limita a prepa¬rar operadores no campo terapêutico mas, questionando a relação de um sujeito com a transferência, impele-o num ponto que lhe torna a reflexão ética obrigatória,

O império do semblante

  • Teixeira, Marcus do Rio

A abordagem do tema da diferença sexual a partir da teoria psicanalítica implica defrontar-se com a questão de como e por que os seres da linguagem se identificam como “homens” e “mulheres”, de acordo ou não com o seu sexo anatômico.

Os gozos – Sobre duas dicotomias presentes no Seminário 20: Mais, ainda

  • Teixeira, Marcus do Rio

O objetivo deste artigo não é elaborar um histórico do conceito de gozo em Lacan, tampouco pesquisar suas origens no Genuss freudiano. Certamente há vários textos que traçam esse percurso de forma inteligente e correta.

Os Paradigmas da Psicanálise

  • Gerbase, Jairo

Pode-se explicar a formação do sintoma e o ato psicanalítico a partir de cinco paradigmas: do paradigma um, o Complexo de Édipo, o gozo fálico [Jø]; do paradigma dois, a Impossibilidade da Relação Sexual, o gozo do Outro barrado, [JA]; do paradigma três, o gozo do sentido [JS] (jouissens); do paradigma quatro, o mais-de-gozar, o objeto [a] e, por fim, do paradigma cinco, o sintoma borromeano [S].

Palavras-chave

© Campo Psicanalítico - Todos os direitos reservados
carlosedu