Biblioteca


A causa do desejo

  • do Rio Teixeira, Marcus

Nessa aula Lacan aborda uma série de temas de importância crucial não somente para esse Seminário, mas para a sua teoria. Ele resume alguns deles em plena aula: “Logo, primeiro ponto, falei-lhes do objeto como causa do desejo.

Coisa de macho

  • do Rio Teixeira, Marcus

Continuamos a leitura do Seminário 10, A Angústia, com a aula XV, “Coisa de macho”. Lembrando sempre que esses comentários, como não poderia deixar de ser, são recortes no texto feitos de acordo com aquilo que cada um de nós pretende enfatizar. Portanto, não são e nem têm a pretensão de ser uma leitura única, definitiva, do ensino de Lacan.

Declínio e extinção do erotismo

  • Teixeira, Marcus do Rio

Acompanho, Não sem Certo divertimento, de o NAS debate em torno da Redes Adaptação PARA O cinema de "Cinquenta Tons de cinza". Houve Até um "Artigo de Uma psiquiatra" sobre O Filme (curioso, Por Que NÃO SE Diz: "Artigo de hum Crítico", "Artigo de hum jornalista", etc, mas se Diz "Artigo de Uma psiquiatra"?).

Notas sobre as perversões em sua relação

  • Czermak, Marcel

A psicanálise "em intensão” não se limita a prepa¬rar operadores no campo terapêutico mas, questionando a relação de um sujeito com a transferência, impele-o num ponto que lhe torna a reflexão ética obrigatória,

O império do semblante

  • Teixeira, Marcus do Rio

A abordagem do tema da diferença sexual a partir da teoria psicanalítica implica defrontar-se com a questão de como e por que os seres da linguagem se identificam como “homens” e “mulheres”, de acordo ou não com o seu sexo anatômico.

Os gozos – Sobre duas dicotomias presentes no Seminário 20: Mais, ainda

  • Teixeira, Marcus do Rio

O objetivo deste artigo não é elaborar um histórico do conceito de gozo em Lacan, tampouco pesquisar suas origens no Genuss freudiano. Certamente há vários textos que traçam esse percurso de forma inteligente e correta.

Palavras-chave

© Campo Psicanalítico - Todos os direitos reservados
carlosedu