Biblioteca


Amor, desejo e gozo na contemporaneidade

  • Teixeira, Marcus do Rio

Esse recorte diz respeito a um determinado aspecto, expresso no próprio título deste colóquio – a relação difícil, senão problemática, entre o amor e o desejo sexual.

Armide

  • do Rio Teixeira, Marcus

Armide, episódio dirigido por Jean-Luc Godard no filme Ária (1987), chama a atenção pelo contraste em relação ao restante da filmografia desse diretor. Nele não encontramos propriamente uma narrativa – mesmo a narrativa fragmentada dos filmes anteriores de Godard é abandonada em função das imagens das personagens que parecem posar diante da câmera, autênticos tableaux vivants, sem nenhum compromisso com um enredo.

Coisa de macho

  • do Rio Teixeira, Marcus

Continuamos a leitura do Seminário 10, A Angústia, com a aula XV, “Coisa de macho”. Lembrando sempre que esses comentários, como não poderia deixar de ser, são recortes no texto feitos de acordo com aquilo que cada um de nós pretende enfatizar. Portanto, não são e nem têm a pretensão de ser uma leitura única, definitiva, do ensino de Lacan.

Do amor à morte: o vazio

  • Freitas, Ida

O Saber do Psicanalista - Jairo Gerbase (Organizador)

Publicação da Associação Científica Campo Psicanalítico

Heteronomia do desejo

  • Teixeira, Marcus do Rio

Nosso estudo acerca do desejo tomou como ponto de partida o sonho da paciente de Freud que ficou conhecida pelo apelido dado por Lacan, a Bela Açougueira (FREUD, S., 1972 p. 156-160).

O que é o centro do mundo para você?

  • Teixeira, Marcus do Rio

Godard, "o mais documental dos cineastas", retrata os anos 60 em toda sua dimensão política. Ao mesmo tempo, apresenta a sua leitura do que Lacan vai chamar de "a impossibilidade da relação sexual". Os personagens se dividem entre o amor e a revolução como duas formas de dar sentido à realidade.   

Os gozos – Sobre duas dicotomias presentes no Seminário 20: Mais, ainda

  • Teixeira, Marcus do Rio

O objetivo deste artigo não é elaborar um histórico do conceito de gozo em Lacan, tampouco pesquisar suas origens no Genuss freudiano. Certamente há vários textos que traçam esse percurso de forma inteligente e correta.

Por uma teoria lacaniana das pulsões

  • Laznik, Marie-Christine

No Seminário 11, Os quatro conceitos fundamentais da
psicanálise, Lacan faz uma longa retomada do texto de Freud de
1915, As pulsões e suas vicissitudes. Trata-se para Lacan de
uma releitura da primeira teoria das pulsões à luz da segunda.

Programa 2013

  • ACCP

ACCP - Programa 2013

Palavras-chave

© Campo Psicanalítico - Todos os direitos reservados
carlosedu